3 dicas importantes para cuidar da pele no verão

pele-sol-protetor-solar

Com a alta estação chegando, é importante tomar cuidados básicos com a pele e prepará-la para enfrentar o calor. Confira 3 dicas para cuidar da sua pele no verão!

A partir dos meses de novembro e dezembro, nos quais as altas temperaturas antecipam a chegada do verão, é comum observar uma mudança na aparência da pele. Conforme maior exposição ao sol e às altas temperaturas, a pele pode sofrer alterações na textura e coloração em diferentes níveis.

É por isso que, em estações mais quentes, os cuidados com a pele devem ser dobrados. Confira dicas muito importantes de como tomar conta da pele no verão e quais as precauções que podem ser tomadas para não ter complicações durante a estação.

Evitar tratamentos abrasivos

Tratamentos e demais procedimentos dermatológicos que são um pouco mais agressivos ou envolvem substâncias mais fortes – como os ácidos retinóico e glicólico, por exemplo – podem ser evitados no verão para não causarem problemas de pele como descamação, aumento de sensibilidade ou, até mesmo, queimaduras.

Em tratamentos que incentivam a renovação celular, a pele pode se tornar mais sensível com o calor e causar efeitos como manchas (principalmente, quando a pele está exposta ao sol intenso).

Por isso, o ideal é consultar um médico especialista dermatologista antes de iniciar ou continuar qualquer tratamento na pele que seja mais abrasivo em qualquer época do ano – e, especialmente, no verão.

frutas-calor

Frutas são excelentes auxiliares para a hidratação da pele no verão.

Hidratar-se com água e uma alimentação saudável

A água é a principal responsável pela hidratação do corpo e isso se aplica, principalmente, à pele (que é o maior órgão do corpo). Em estações mais quentes como o verão, é imprescindível fazer um bom uso da água e ingerir, ao menos, dois litros por dia.

A água ajuda a regularizar a temperatura da pele, refrescar e hidratar todo o organismo. Isso se reforça no verão, estação mais quente do ano, em que a hidratação é muito necessária. Além da água pura, é recomendado ingerir bebidas que espantam o calor, como água de coco, sucos naturais e água de coco.

Sombra e água fresca

Não há nada como um banho quente após um dia de trabalho para relaxar, certo? No entanto, em estações mais quentes, um banho com água mais gelada e refrescante é o ideal para a sua pele poder descansar também.

A água fria, além de renovar as energias e aumentar a sua disposição, ativa a circulação sanguínea e diminui a temperatura da pele, que varia com a temperatura do ambiente e evita a produção de sebo, muito comum no calor.

Além de uma água gelada refrescante, é importante manter a pele protegida do sol ao afastar-se dele em horários de pico como 11h e12h, por exemplo, nos quais os raios ultravioletas são mais fortes. Se você pretende expor a sua pele nesses momentos do dia, certifique-se de que está utilizando o protetor solar e não esqueça de pegar uma carona na sombra.