Entenda a importância do Outubro Rosa

outubro-rosaSimbolizado pelo laço cor-de-rosa, o Outubro Rosa é um momento de conscientização para mulheres de todo o mundo. Mais do que um momento, a campanha é um verdadeiro movimento: acontece internacionalmente durante todo o mês de outubro e busca ressaltar a necessidade de prevenção e diagnóstico do câncer de mama.

Com início na década de 1990, nos Estados Unidos, o Outubro Rosa começou a aprovação no Congresso Americano após ser manifestado individualmente em vários estados. Embora a doença tenha a possibilidade de aparecer em qualquer período do ano, o mês de outubro foi escolhido como mês nacional para a prevenção contra o câncer de mama, mobilizando a população sobre a importância da ação.

No Brasil, o Outubro Rosa começou a se manifestar em 2002, quando o Obelisco de Ibirapuera (em São Paulo) foi iluminado com a cor. Ainda assim, o movimento só ganhou força em 2008, quando grande parte das cidades brasileiras começaram a aderir à causa. 

Importância da prevenção e diagnóstico

Segundo a revista Claudia, o câncer de mama é o que mais causa a morte de mulheres em todo o Brasil, sendo o segundo mais frequente. Em primeiro lugar, está o câncer de pele não melanoma. Por esse motivo, é muito importante que seja realizada a prevenção da doença e exames que possam diagnosticar a situação dos seios em mulheres, independente da idade.

A mamografia é considerada a principal forma de prevenção e diagnóstico contra o câncer de mama. O procedimento pode identificar o tumor quando ele ainda não é palpável, o que aumenta as chances de cura. Segundo entidades como a SBM e a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, o ideal é que mulheres com mais de 40 anos de idade façam o exame anualmente, em vista de que é a partir dessa faixa etária que os riscos de desenvolver a doença se apresentam mais graves.