Vitaminas: o segredo para uma pele saudável - Bettina Sanson

Vitaminas: o segredo para uma pele saudável

Você já parou em frente ao espelho e percebeu a pele oleosa, com marcas de expressão ou ressecada? Sinais como esses podem indicar a falta de vitaminas necessárias para manter o rosto e outras partes do corpo bonitas, saudáveis, elásticas e protegidas contra a ação do tempo.
Engana-se quem acha que é possível manter uma pela bonita exclusivamente com procedimentos médicos, cremes e tratamentos intensos – tudo começa pela alimentação – uma dieta balanceada garante vários nutrientes indispensáveis na dieta, responsáveis por manter não apenas uma boa aparência, mas também o bom funcionamento do organismo.
Separamos algumas Vitaminas, suas vantagens e como obtê-las apenas com a alimentação:

Vitamina A
A Vitamina A é uma grande aliada no combate contra os radicais livres, responsáveis por diversas doenças e envelhecimento da pele, sem falar na preservação do sistema imunológico e benefícios no crescimento das crianças – por isso encontra-se em grande quantidade no leite materno.

Como nosso corpo não produz a vitamina A, a única maneira de obtê-la é pela alimentação. O organismo, por sua vez, cria reservas do nutriente para momentos de baixa. Carnes, óleos de peixe, leite integral e algumas frutas contêm grande quantidade da vitamina, porém, como a maioria dos nutrientes, seu consumo exagerado faz mal ao corpo.

Vitamina B
O caso do complexo B é diferente, ele consiste em diversas vitaminas: B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12. Cada uma age de maneira específica, porém, juntas garantem o bom funcionamento do corpo – algumas delas auxiliam na qualidade da pele – necessárias para a produção de células vermelhas, tecido muscular, evitam cravos, circulação do sangue e cicatrização.
Por ser um grupo extenso, são vários os alimentos que contêm cada uma das vitaminas, em especial: feijão, carne, cereais integrais e legumes em geral.

Vitamina C
Responsável pela produção de colágeno e agir contra o envelhecimento precoce da pele com a ação antioxidante, a Vitamina C é considerada a mais “famosa” dessa lista.

Conforme envelhecemos, é comum a diminuição da produção de colágeno pelo organismo, principalmente para aquele que passam muito tempo em exposição aos raios UV. Por isso é interessante consumir alimentos ricos em vitaminas C. Laranja, limão, manga, abacaxi, goiaba, melão, brócolis, espinafre e rúcula são alguns dos alimentos que devemos manter em nossa alimentação.