Conheça o Pycnogenol e seus benefícios para a pele

Com ações oxidantes, a substância Pycnogenol auxilia no combate às rugas, flacidez e manchas na pele.

Os antioxidantes são compostos químicos responsáveis por combater os efeitos dos radicais livres. O Pycnogenol é um deles que, por meio de uma ação anti-inflamatória natural, renova a pele, além de reduzir os danos celulares.

Quem descobriu os efeitos do Pycnogenol é o cientista e professor fundador do Laboratório Packer da Universidade da Califórnia, Dr. Lester Parker. Segundo ele, a atividade do antioxidante é até 20 vezes mais potente do que a vitamina C e até 50 vezes maior do que a vitamina E.

Além disso, os efeitos de tratamentos feitos com o Pycnogenol são duradouros. Após três semanas de consumo diário da substância, pode haver elevação de até 40% do poder antioxidante na corrente sanguínea.

[caption id="attachment_2754" align="aligncenter" width="640"]O Pycnogenol pode ser encontrado em flavonóides presentes na casca do pinheiro marítimo.[/caption]

Benefícios do Pycnogenol para a dermatologia estética:

Por contar com uma potente ação antioxidante, o Pycnogenol ajuda a produção de colágeno de ácido hialurônico na pele. A substância atua diretamente na elastina sob a forma de uma camada protetora, fazendo com que esta recupere seu potencial de elasticidade. Além disso, promove a regeneração da matriz extracelular, diminuindo os efeitos do envelhecimento e estimulando a proliferação de nutrientes nas  células, que passam a recuperar sua vitalidade.

Como o Pycnogenol é utilizado topicamente, por forma oral ou em tratamentos em clínicas especializadas, sua forma de ação é de dentro para fora, ou seja, estimula a formação de colágeno e, então, o ácido facilita a recuperação da pele e previne a formação de rugas.

Entre alguns dos procedimentos e tratamentos estéticos realizados com o Pycnogenol, estão:

  • Tratamento de melasmas, queimaduras e manchas na pele
  • Prevenção de rugas e flacidez em diversas regiões do corpo
  • Hidratação e rejuvenescimento da pele

No entanto, não é somente em tratamentos estéticos que o Pycnogenol pode ser utilizado. Ao mesmo tempo em que hidrata e nutre as células da pele, o aminoácido também tem o potencial de prevenir doenças cardiovasculares, como infarto e hipertensão.

O Pycnogenol pode ser utilizado via oral ou tópico por meio de cápsulas ou cremes.

Tratamentos de doenças cardiovasculares:

Além de promover a elasticidade da pele, o Pycnogenol oferece um efeito vasodilatador, ou seja, tem o potencial de dilatar artérias e aumentar o fluxo sanguíneo no corpo, o que colabora para manter os níveis de pressão sanguínea mais estáveis.

Essa ação é extremamente positiva em casos de prevenção de ocorrências como, por exemplo, o acidente vascular cerebral (AVC), pois auxilia o fluxo sanguíneo nas veias. O Pycnogenol estimula a vasodilatação arterial, promovendo um transporte de oxigênio mais eficaz, bem como nutrientes, e aumentando a capacidade de reparação e recuperação da vitalidade.

 


A importância do toque

 A maioria dos diagnósticos são visuais e táteis. Como dermatologista, tenho que chegar bem ...
Conheça mais

Clínica de Dermatologia [Ulthera para rejuvenescimento]

Atriz premiada, produtora norte-americana e dona de uma boutique com o próprio nome, Sarah Jessica ...
Conheça mais

Dicas para cuidar da pele no verão

Dra. Bettina Sanson CRM 12.864   O cuidado com a pele não é apenas uma questão de estética e ...
Conheça mais