Dicas para cuidar da pele no verão

Dra. Bettina Sanson CRM 12.864   O cuidado com a pele não é apenas uma questão de estética e de autoestima, mas também de saúde. Logo, mantê-la protegida e bem tratada é essencial para amenizar danos, evitar o envelhecimento precoce, rugas, manchas, perda de elasticidade e doenças. Esse cuidado precisa ser realizado de acordo com o tipo de pele (por exemplo, o fator de proteção é determinado pelo fototipo da pessoa, ou seja, cor da pele, cabelos e olhos) e levando em consideração a estação, afinal, cada uma delas irá demandar técnicas específicas. No caso do verão isso não poderia ser diferente, já que a exposição ao sol aumenta e a radiação solar incide com mais força. Quer conhecer quais são esses cuidados? Então confira o conteúdo que separamos para você:  

Filtro solar

Independentemente da estação do ano, o uso do filtro solar é importante, todavia, no verão ele deve ser intensificado e aplicado diariamente. Neste caso, produtos com fator de proteção 30 - ou acima - são os mais recomendados, pois oferecem uma boa proteção até mesmo ao ar livre como em praias e piscinas. Além disso, dar preferência a produtos em gel ou emulsão nessa estação é uma ótima opção. A aplicação: O mais indicado é aplicar o filtro solar aproximadamente 30 minutos antes da exposição ao sol para que a pele tenha tempo o suficiente de absorver o produto. É importante também proteger as cicatrizes para evitar que tornem-se permanentes (quando novas) e para evitar o desenvolvimento de tumores (quando mais antigas).    

Roupas e acessórios que protegem contra raios UV

Além do uso do filtro solar, no verão é importante utilizar outros mecanismos para garantir a proteção da pele. Roupas e acessórios que bloqueiam grande parte da radiação UV como é o caso dos óculos – previnem lesões nos olhos-, chapéus e roupas com tecidos de proteção UV que absorvem 50% da radiação são indicados. Outra possibilidade é evitar a exposição entre os horários com maior índice de radiação solar, das 10 às 16 horas.    

Limpeza e hidratação

O verão é a estação que mais exige hidratação, tanto por dentro quanto por fora. Por esse motivo, é preciso aumentar a ingestão de líquidos como água e água de coco, frutas e intensificar o uso de hidratantes que ajudam a manter a quantidade ideal de água na pele. Outra dica para manter a hidratação é utilizar tratamentos adequados com protetores solares e sabonetes que contenham efeitos hidratante. Limpezas de pele e máscaras hidratantes feitas por especialistas são indispensáveis.    

Alimentos

Existem alimentos que auxiliam na prevenção dos danos causados pelo sol à pele, dentre eles encontramos opções ricas em betacaroteno.

Aproveitar essa época do ano para investir nesses alimentos ajudará na hidratação do corpo, proteção da pele, prevenirá doenças e adiará os sinais do envelhecimento da pele.    

Tratamentos dermatológicos

Durante o verão é comum que haja um aumento na busca por tratamentos a laser para remoção de pelos e rejuvenescimento. Atualmente existem tratamentos dermatológicos que podem ser realizados o ano todo para tratar a pele e deixá-la ainda mais saudável e bonita nessa estação - sempre lembrando de utilizar filtros solares e hidratantes . Podem ser feitos no verão:

  • Criolipólise;
  • Limpeza de peleHydrafacial- peeling tecnológico;
  • Aplicação de botox;
  • Esfoliação ou peelings leves;
  • Remodelação tecidual - Laser Fotona® (permite o escaneamento da pele do rosto para detecção de manchas e possíveis lesões cancerígenas da face).

 

 Nunca é tarde demais para cuidar de você mesma, então, prepare-se para o verão com especialistas no assunto. Conheça mais sobre a sua pele e os cuidados que você deve ter com ela e invista na sua melhor versão.

www.bettinasanson.com.br


A importância do toque

 A maioria dos diagnósticos são visuais e táteis. Como dermatologista, tenho que chegar bem ...
Conheça mais

Clínica de Dermatologia [Ulthera para rejuvenescimento]

Atriz premiada, produtora norte-americana e dona de uma boutique com o próprio nome, Sarah Jessica ...
Conheça mais

Dicas para cuidar da pele no verão

Dra. Bettina Sanson CRM 12.864   O cuidado com a pele não é apenas uma questão de estética e ...
Conheça mais