Pele nova: saiba como retardar o envelhecimento e permanecer jovem

Hábitos rotineiros podem prejudicar a sua pele, fique atento às dicas da Clínica Bettina Sanson para ter uma pele saudável

O envelhecimento é um processo natural, mas toda mulher gosta de manter a pele jovem, saudável, sem manchas e rugas. E apesar de não ser possível manter-se jovem para sempre, é possível amenizar os sinais que o tempo traz. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o envelhecimento da pele pode ser classificado em dois tipos: intrínseco e extrínseco. O primeiro é decorrente da passagem do tempo e está ligado a fatores genéticos, já o segundo é aquele provocado por fatores externos, como a exposição ao sol, o estresse, a poluição ambiental, o tabaco e a bebida alcoólica.

As pesquisas dentro da indústria de cosméticos e da dermatologia têm crescido nos últimos vinte anos, mas mesmo assim a orientação ainda é a prevenção. “Evitar hábitos ruins, manter uma rotina de exercícios físicos, uma boa alimentação, e utilizar proteção solar mesmo em dias nublados, são atitudes que podem ajudar a retardar o envelhecimento da pele”, destaca a dermatologista Bettina Sanson.

Os tratamentos estéticos e dermatológicos também são aliados quando se fala em combater o envelhecimento. Os procedimentos mais procurados são aqueles que apresentam bons resultados em um curto espaço de tempo, como os peelings químicos, a toxina botulínica e o Laser Fotona, novidade na Clínica Bettina Sanson. Os cuidados com a pele devem começar cedo, a partir dos 20 anos já é permitido a utilização de cremes anti-idade e tratamentos estéticos, quanto mais cedo esses cuidados forem iniciados, mais tarde os sinais da idade vão aparecer.

Confira as dicas da doutora Bettina Sanson para cuidar bem da pele:

Cuidados na infância: lavar a pele com sabonete neutro, passar protetor solar todos os dias. A pele da criança é extremamente sensível e a exposição ao sol, sem proteção, pode levar a situações mais graves.

Cuidados na adolescência: uso de maquiagens adequadas e de boa qualidade. Tirar a maquiagem todos os dias e manter a pele higienizada. Utilizar produtos indicados para o tratamento de acne e manter um acompanhamento dermatológico.

Cuidados no início da fase adulta: utilizar produtos para suavizar as marcas de expressão e iniciar os tratamentos estéticos para retardar o envelhecimento da pele.

Cuidados na fase adulta: incentivar a produção do colágeno com o auxílio de tratamentos estéticos como o Laser Fotona, os peeligns químico, o rejuvenescimento facial, Sutura Sihoutte.

Cuidados na melhor idade: nessa fase o dermatologista precisa se tornar o seu melhor amigo. O médico profissional é quem vai indicar os melhores tratamentos para o seu problema.


A importância do toque

 A maioria dos diagnósticos são visuais e táteis. Como dermatologista, tenho que chegar bem ...
Conheça mais

Clínica de Dermatologia [Ulthera para rejuvenescimento]

Atriz premiada, produtora norte-americana e dona de uma boutique com o próprio nome, Sarah Jessica ...
Conheça mais

Dicas para cuidar da pele no verão

Dra. Bettina Sanson CRM 12.864   O cuidado com a pele não é apenas uma questão de estética e ...
Conheça mais