Saiba como cuidar da pele no inverno

Estação mais fria do ano exige cuidado redobrado com sua pele, Dra. Bettina Sanson dá dicas especiais para esse período
 
Ah o inverno! Estação amada e odiada por muitas pessoas, um caso 8 ou 80. A chegada do inverno merece atenção e cuidados com nosso corpo, principalmente com a pele. É nesse período que costumamos tomar banhos mais quentes e demorados, que acabam ressecando a pele, porque o calor da água remove a cama de gordura que protege a pele, por isso é preciso cuidado redobrado nessa época.
 
É comum nesse período que as dermatites e eczemas piorem, pois a pele acaba ficando muito seca, sensível e coçando muito. No caso dos idosos, a pele piora bastante, com a idade as glândulas sebáceas funcionam menos e a pele é ressecada naturalmente, quando a estação fria chega o quadro se agrava, gerando prurido e lesões de escoriação,  por isso é preciso cuidar e hidratar a pele.
Alguns tratamentos estéticos na pele também são mais recomendados no inverno. “O inverno é propício para tratamentos mais invasivos como peelings e lasers. Porque os lasers atingem camadas profundas da pele sem alterar a camada externa e a recuperação é facilitada pela pouca exposição ao sol e maiores cuidados de hidratação.” comenta a Dra. Bettina Sanson, dermatologista.
 
A combinação de tratamentos dermatológicos no inverno é a grande chave para resultados incríveis. Segundo Dra. Bettina Sanson, os tratamentos de textura são os mais indicados, como: peelings, limpeza de pele e máscaras combinados a tratamentos que melhoram a elasticidade da pele, como lasers, radiofrequência e ultrassom microfocado que garantem uma pele luminosa e translúcida o ano todo. Confira algumas dicas da Dra. Bettina Sanson para você começar a cuidar da pele em casa, quando a temperatura começar a cair:
 
- Beba no mínimo dois litros de água por dia
- Evite banhos quentes e muito demorados;
- Evite se ensaboar demais e usar buchas, que também contribuem para alterar a composição do manto hidrolipídico (hidratante natural produzido pelo organismo) que protege a pele.
- Use o hidratante logo após sair do box – ainda no banheiro – com aquele vaporzinho pós-banho, que ajuda na penetração do creme.
- Para peles oleosas, e acneicas, evite hidratante comum no rosto, usar produtos “oil free” nas áreas de maior oleosidade (rosto e tórax).
- Os lábios também costumam ressecar muito no inverno. É importante usar hidratantes específicos para essa região para evitar rachaduras.
- Use filtro solar diariamente.

A importância do toque

 A maioria dos diagnósticos são visuais e táteis. Como dermatologista, tenho que chegar bem ...
Conheça mais

Clínica de Dermatologia [Ulthera para rejuvenescimento]

Atriz premiada, produtora norte-americana e dona de uma boutique com o próprio nome, Sarah Jessica ...
Conheça mais

Dicas para cuidar da pele no verão

Dra. Bettina Sanson CRM 12.864   O cuidado com a pele não é apenas uma questão de estética e ...
Conheça mais