Tudo o que você precisa saber sobre estrias

As estrias não são a maior queixa das mulheres, mas com certeza todas querem evitá-las!  

O que são estrias

  Estrias são lesões longas, lineares e paralelas, que surgem quando as fibras colágenas e elásticas da pele rompem. A pele estriada se apresenta fina, às vezes, pregueada e com menor elasticidade.   Elas são mais comuns em mulheres e costumam aparecer nas coxas, nádegas, abdômen e mamas. Surgem, também, em homens, principalmente nos que fazem excesso de musculação e em adolescentes que crescem muito rapidamente. Pessoas de pele clara, fina e seca até 30 anos, também têm uma maior predisposição ao aparecimento das estrias.   Infelizmente, mesmo que frequentes ainda não existe um tratamento definitivo para acabar com elas, mas o seu aspecto pode melhorar muito com tratamentos adequados.  

Formação das estrias

  As estrias logo quando aparecem são avermelhadas, mais altas do que a pele e podem provocar coceiras no local. Com o passar do tempo elas vão ficando e achatadas e de coloração pálida.    

Vamos imaginar um elástico, o qual esticaremos ao máximo. Quando soltamos as pontas e o elástico volta ao seu tamanho normal, ele não estará mais liso como antes, e sim, com ondulações. O mesmo ocorre com a nossa pele, quando provocamos um estiramento excessivo. As fibras elásticas, localizadas na derme (segunda camada da pele) se rompem como as fibras do elástico.  

Causas

  Não se sabe ao certo o que causa estrias, porém, alguns fatores provocam o estiramento da pele:

Como evitar estrias

1. Hidratação: O ideal é a hidratação da pele com loções hidratantes a base de óleos, vitaminas e ingestão adequada de líquidos diariamente. Cuidados com hidratação devem ocorrer principalmente durante a gravidez.  

2. Manter o peso: Deve-se também evitar o aumento exagerado de peso e dietas que provoquem emagrecimento muito rápido e logo após apresentam novo ganho de peso ("efeito sanfona").  

3. Exercícios físicos: Evitar exageros na realização dos exercícios físicos como musculação e também uso de hormônios e estimulantes para o aumento da massa muscular.  

4. Evitar o sedentarismo: Exercícios físico aumentam a circulação sanguínea da pele, auxiliando na manutenção da elasticidade.  

Tratamentos para estrias

Embora existam várias técnicas utilizadas para o tratamento das estrias, elas continuam sendo um problema desafiador para os dermatologistas, pois ainda não existe uma cura completa.   O que se consegue hoje é reduzir o seu tamanho e alterar sua espessura para que fiquem menores e quase imperceptíveis. Os melhores resultados são alcançados quando o tratamento é iniciado logo após seu aparecimento (na fase avermelhada), mas hoje em dia, com a combinação de técnicas, mesmo nas estrias brancas, conseguimos resultados bem satisfatórios.  

1. Peelings Este é um procedimento que deve ser realizado por dermatologistas e envolve:

  • Ácido glicólico;
  • Retinóico;
  • Tricloroacético, entre outros;

A queimadura favorece a produção de colágeno, os ácidos uniformizam a pele como um todo. É um tratamento mais agressivo e é proibida a exposição solar durante o tratamento.  

2. Microdermoabrasão Realizado com um aparelho que promove uma descamação mecânica.  A microdermoabrasão estimula a formação do colágeno, uniformiza a pele, é indolor e não apresenta perigo com o sol. Os principais tipos de microdermoabrasão são:

  • Peeling de cristal - utiliza microcristais que fazem um lixamento superficial no trajeto das estrias
  • Peeling de diamante - utiliza lixas especiais para a pele

 

3. Laser Os lasers fracionados são boa opção de tratamento, pois atingem uma camada mais profunda se comparado com os outros. Ele é feito sob anestesia injetável no local e restringe a exposição ao sol. Atualmente, o equipamento mais moderno é o Fotona®. Ele oferece resultados na retração da pele sem machucá-la.  

4. Microagulhamento Feita com um aparelho semelhante a um rolo cheio de agulhas, o microagulhamento tem por finalidade o estímulo à formação de colágeno após a perfuração pelas agulhas. A diferença entre ele e o laser é que não existe queimaduras nestas perfurações, então não restringe a exposição ao sol.  

5. Cremes à base de ácidos retinóico, glicólico e outros Os cremes usados em concentrações definidas pelo médico dermatologista estimulam a formação de colágeno mas podem apresentar descamação e vermelhidão durante o uso. Por isso, deve-se evitar o sol e o uso de protetores solares é obrigatório.  

 

Após o aparecimento das estrias, o ideal é procurar um dermatologista para iniciar logo o tratamento, pois assim a resposta é mais satisfatória. Afinal, tratar estrias, na maioria dos casos, é um processo longo, que requer muitas sessões e associação de várias técnicas.   Já está preparado para cuidar da sua pele?


A importância do toque

 A maioria dos diagnósticos são visuais e táteis. Como dermatologista, tenho que chegar bem ...
Conheça mais

Clínica de Dermatologia [Ulthera para rejuvenescimento]

Atriz premiada, produtora norte-americana e dona de uma boutique com o próprio nome, Sarah Jessica ...
Conheça mais

Dicas para cuidar da pele no verão

Dra. Bettina Sanson CRM 12.864   O cuidado com a pele não é apenas uma questão de estética e ...
Conheça mais