Dicas de inverno para a sua pele

6 dicas para deixar a sua pele ainda mais bonita e saudável

Dra. Bettina Sanson CRM 12.864 RQE 5578

O cuidado com a pele não é apenas uma questão de estética. Devido a diversos fatores, preocupar-se com ela irá garantir a sua saúde física e também ajudará na autoestima.

Acontece que cada estação do ano pedirá cuidados específicos, e no inverno isso não poderia ser diferente, já que a pele tende a ressecar mais facilmente.

Quer conhecer quais são esses cuidados? Então confira o conteúdo que separamos para você:

1 – Durante o outono e inverno, devido aos banhos mais demorados e quentes, a pele e seus anexos (unhas e cabelos) sofrem mais. Ela tende a ressecar, o que provoca muitas vezes prurido, mais conhecido como coceira, á noite. É comum a queda de cabelos, devido à alta temperatura do banho. Nas regiões com temperaturas mais frias também é comum o eritema pérnio ou perniose, chamada popularmente de alergia ao frio, que provoca vermelhidão e descamação nas mãos e pés, e deve ser evitada com uso de luvas e calçados apropriados.

2- Rugas, sulcos e manhas não tem relação com o inverno. O que acontece é que o ressecamento da pele torna as rugas mais evidentes. Devemos aproveitar para tratar as manchas no inverno, com peelings, lasers e luz pulsada.

3- No inverno podemos colaborar com a hidratação de nossa pele, fazendo tratamentos adequados, usando protetores solares com hidratantes, pois mesmo no inverno os raios ultravioletas continuam agindo na nossa pele. Banhos rápidos e mornos, ajudam a manter o manto lipídico de nossa pele, assim como colaboram com o meio ambiente, economizando água. Sabonetes hidratantes devem ser utilizados durante estes banhos rápidos, e o uso de cremes hidratantes pós-banho. Bastões labiais de hidratação também devem ser utilizados, várias vezes ao dia.  

 

4– O uso do filtro solar, independentemente, da estação do ano é importante. O que deve ser observado é o veículo deste produto, ou seja, no inverno utilizar produtos mais hidratantes e no verão dar preferência a produtos em gel ou emulsão. O fator de proteção é determinado pelo fototipo da pessoa, ou seja, cor da pele, cabelos e olhos.  

5- Os tratamentos dermatológicos, em geral, podem ser feitos, hoje em dia, durante todo o ano, mesmo no verão, porque atualmente existem filtros solares potentes, e até mesmo roupas e chapéus que filtram a radiação ultravioleta nociva à saúde. Nesta época existe muita procura pelos tratamentos a laser para remoção de pelos e barba, lasers para rejuvenescimento, que requerem apenas 4 dias de recuperação da pele e também peelings químicos. A tendência atual nos tratamentos de rejuvenescimento e celulite é a utilização de aparelhos que aquecem o subcutâneo para produzir uma retração de pele, por isto tornam-se confortáveis para aplicação no inverno.  

6- Outra forma de preservar a sua pele das temperaturas baixas são os tratamentos, como por exemplo: laser e Luz Intensa Pulsada (LIP).   Há diferença entre elas no espectro da luz, a LIP vem antes do laser. O laser agride a camada córnea da pele, perfura, por isto às vezes é mais incomodo que a luz pulsada. A Luz pulsada atravessa a camada córnea, sem perfurá-la e é captada por manchas vermelhas e marrons, que carbonizam e são absorvidas em 1 semana, sem crostas. As indicações são diferentes, e muitas vezes associamos os dois tratamentos num dia só, para ganhar tempo. O número de sessões varia de acordo com cada paciente, mas uma sessão de luz pulsada a cada 4 meses garante um estímulo térmico do colágeno, o que ajuda a manter a pele jovem. Antes das aplicações, normalmente, o paciente já vem recebendo tratamento com cremes em casa, imediatamente após as sessões ele recebe gratuitamente em nossa clínica um KIT de cremes e produtos específicos para os 3 próximos dias, depois retorna sua rotina normal de cremes já prescritos anteriormente. A aplicação do laser é feita com a ajuda de um aparelho que emite ar a 20 graus negativos, o que alivia a dor no momento da aplicação. Este aparelho é alemão e adapta-se tanto a aparelhos de luz pulsada, laser fracionado e laser para depilação. Clínicas que alugam aparelhos para estas finalidades não dispõem deste recurso, o que explica o mito de que o laser dói. Hoje, com a nova geração de aparelhos de laser e luz pulsada, todos computadorizados, há mais recursos para regulagem independentemente do fototipo, desde peles muito brancas, até peles negras, com risco de manchas chegando a zero.  

A tecnologia que chegou na clínica:

Chegou há 6 meses em Curitiba a nova tecnologia para fotodiagnóstico, realizada pelo Fotona Starwalker. Com ele é possível eliminar manchas na pele, tatuagens, sardas, auxiliar a oxigenação, aumentar significativamente a quantidade de fibras de colágeno e elastina e uniformizar a tonalidade da pele. Agora não tem mais por que esperar para cuidar de si mesmo.


A importância do toque

 A maioria dos diagnósticos são visuais e táteis. Como dermatologista, tenho que chegar bem ...
Conheça mais

Clínica de Dermatologia [Ulthera para rejuvenescimento]

Atriz premiada, produtora norte-americana e dona de uma boutique com o próprio nome, Sarah Jessica ...
Conheça mais

Dicas para cuidar da pele no verão

Dra. Bettina Sanson CRM 12.864   O cuidado com a pele não é apenas uma questão de estética e ...
Conheça mais